Fique por Dentro

Dicas e curiosidades sobre o mundo da Tecnologia da Informação

História da Internet

Historia da Internet

Anos 60-70: A história da internet começa no ambiente da Guerra Fria (1945-1991) onde as duas super potências envolvidas, Estados Unidos e União Soviética, estavam divididos nos blocos socialista e capitalista e disputavam poderes e hegemonias. Com o intuito de facilitar a troca de informações, porque temiam ataques dos soviéticos, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos criou um sistema de compartilhamento de informações entre pessoas distantes geograficamente, a fim de facilitar as estratégias de guerra. O nome era ArpaNet e é considerada a primeira rede de internet.


Anos 70-80 : Em 1973-1974, Vinton Cerf e Robert Kahn desenvolveram os protocolos TCP (Transfer control protocole) e IP (Internet Protocol) com o objetivo de tornar a transmissão por pacotes de dados aplicável a todos os tipos de sistemas de informação.


Anos 80-90: No final dos anos 80 começou a surgir a conexão via dial-up. Porém a grande explosão na internet no mundo foi apenas em 1989 quando os Estados Unidos resolveram comercializar a internet.


Anos 90-00: O World Wide Web (Rede Mundial de Computadores), nosso conhecido “www” que se utiliza antes de qualquer navegação foi criado por Tim Bernes-Lee.
Atual: Nos anos 2000 começou a grande novidade da web com a facilidade da aquisição de computadores e com a internet para o público em geral, assim, a tecnologia foi evoluindo e tendo grandes avanços significativos.

Hoje, vemos a internet como uma porta para grandes possibilidades, e que o futuro ainda nos aguarda muitas novidades😁🌎
O acesso à internet no Brasil vem aumentando. Segundo o IBGE, entre 2017 e 2018, 75% da utilizaram a internet, principalmente pelo celular.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

POSTS RECENTES

O que é funil de conteúdo

O funil de conteúdo é um modelo estratégico bastante utilizado no marketing digital. Por meio desse recurso é possível compreender todas as etapas da jornada

Pixel do Facebook: Para que serve?

O pixel do Facebook é uma ferramenta analítica oferecida para os usuários da plataforma de anúncios Facebook Ads, a qual permite mensurar a eficácia de