Uma empresa que pretende atingir todas as classes sociais, necessita investir na criação de um site, com o objetivo de gerar conteúdo que pode atingir bilhões de pessoas, independente do lugar que ela estiver no momento.
Ah mas meu negócio é local. Pra que ter um site?
A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas. Portanto, quando alguém procurar por “advogado em São Paulo”, “arquitetos em Limeira” ou “restaurante italiano em Campinas”, um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca bem como transmitiria uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone.
Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.
Criar um site possibilita que sua empresa tenha maior credibilidade perante o seu público-alvo, garantindo que os clientes notem o seu esforço em possuir um relacionamento no ambiente virtual. Um site é a principal forma para se estabelecer um bom relacionamento com o consumidor, pois lá é que está contido todo o DNA do seu negócio: serviços, produtos, missão, visão, valores, endereço, todas as informações que possam facilitar e reduzir o caminho entre o consumidor e a venda de um produto ou prestação de um serviço.
Porquê investir em site pago se tenho opções gratuitas no mercado?
Quando você constrói uma página em uma rede social, um perfil no Instagram, no Twitter, Facebook ou até mesmo tem um endereço em plataformas gratuitas sem domínio registrado; você está construindo seu castelo no terreno dos outros. Concorda? E na vida real, ninguém faz isso se quer ter algo sólido e duradouro.
De uma hora para outra, a plataforma ou site pode sair do ar e levar consigo todo o seu conteúdo ou parte dele. Outro problema é ter que seguir as regras deste ou daquele serviço “gratuito”.
O tráfego orgânico das redes sociais são muito inferiores de um site. Existe um justificativa: O Facebook, por exemplo, possui uma plataforma de marketing PAGA, então a ideia é forçar as empresas a pagar para anunciar na plataforma.
Mesmo com um site totalmente seu, com domínio registrado e total autonomia, você deve manter as redes sociais e usar de forma harmônica e otimizada para propagar seu conteúdo. Imagine que a rede social é uma vitrine, que chama a atenção do cliente, e o seu site é a loja, onde o cliente poderá ver mais opções.
E para finalizar, é essencial que você publique conteúdos com frequência, para ajudar a desenvolver a sua relação de marca e base de clientes. Não adianta ter um site com informações que nunca são atualizadas. É interessante ter um blog com assuntos relacionados ao seu negócio.