O funil de conteúdo é um modelo estratégico bastante utilizado no marketing digital. Por meio desse recurso é possível compreender todas as etapas da jornada de compra, desde o primeiro contato da pessoa com o seu negócio até ela efetivamente realizar a compra, se tornando uma cliente.
Essa ferramenta pode ser dividida em três estágios, os quais podem variar de acordo com o tipo do seu negócio: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).
O conteúdo topo de funil é o estágio inicial onde deve-se pensar em como atrair pessoas para o seu negócio e também fornecer o máximo de informações relevantes e de qualidade para que elas se sintam interessadas e continuem em sua jornada até a compra.
Na etapa meio de funil o cliente já possui conhecimento sobre o seu negócio, então é preciso mostrar para ele que você possui a solução que ele necessita. Já no estágio final, fundo de funil, é o momento de mostrar porque o seu produto/serviço deve ser escolhido. Então, nessa etapa, a pessoa estará avaliando os fatores positivos e negativos de fechar uma compra, tanto com você, quanto com possíveis concorrentes. Por isso, é necessário ser ainda mais objetivo e oferecer conteúdos de qualidade que mostrem como o seu negócio é a melhor opção.